terça-feira, 30 de junho de 2020

Chips adesivados com flocagem. Vamos aprender?

Quer transformar os seus simples chipboards em chipboards adesivados e ainda aprender tudo sobre a técnica de flocagem?

O quê? Você nem sabe o que é flocagem.
Então cola aqui, que vou começar do começo e de quebra ainda vai ter um PAP para você!

Flocagem é aquele efeito de veludo que muita gente vê nas caixas feitas com decoupagem. Ele pode ser usado para acabamentos, efeitos ou cobertura da parte interna da caixa, por exemplo.
Porém, como nós do scrap incluímos praticamente todas as técnicas de artesanato em nossos projetos, essa foi mais uma! E óh, fica lindooooooooo!!!

Lógico que a técnica não é nova, só para você ter ideia, meu primeiro contato com ela foi lá em 2007 num Crop sobre carimbos! Se você tiver curiosidade falei da técnica na época aqui neste post!


Você encontra o pó para flocagem de várias marcas. Essas imagens abaixo é da marca True Colors que é a que uso, ok?



Pois bem, no início da quarentena, resolvi terminar o meu álbum do Scrap2gether 2019 - sim todas as professoras possuem o álbum completo para fazer com pap e tudo! E eu amo, porque me sinto fazendo a aula de cada uma das minhas amigas. É o máximo!
Beleza! Fazendo o PAP da Tati Pereira, me deparei com uma moldura polaroide onde essa técnica era aplicada, mas essa moldura já era adesivada.


Então pensei: "Nossa, seria legal ter chipboards adesivados para poder aplicar a flocagem em qualquer formato!" 
Claro que fui testar...

Obaaa!!! Aqui entra a parte do PAP que preparei para você!
Para o meu teste escolhi os chips pequeninos de coração que vieram no Kiss Outdoor Party. 

01. Você vai precisar de pó para flocagem, dupla face e o chipboard que escolher!


02. Cubra a peça inteira com fita dupla face. Se a peça for grandona, você vai colando uma tira após a outra (sem espaço entre elas).


03. Agora recorte bem rente (essa parte o ideal é fazer com uma tesoura de precisão, para os cantinhos ficarem perfeitos), depois tire a película e voilá, o chip está adesivado e pronto para receber a técnica que você quiser aplicar (também pode ser foil, por exemplo)!


04. O nosso caso é a flocagem, então vamos a ela!
Aqui é bem simples, só cobrir a peça com o pó e dar umas apertadinhas com o dedo mesmo para grudar bem! Se ficar alguma parte sem a cobertura, você aplica o pó novamente.


05. Eu adoro o resultado! O efeito veludo fica tão delicado, é bem legal!


DICA: se você escolher uma peça com muuuuitos detalhes para o recorte da dupla face, você pode aplicar o adesivo permanente (tipo uma cola). Sempre em pouca quantidade com um pincel, aí é só esperar o tempo de mordência (que é a mesma coisa de quando você encosta o dedo no adesivo, ele gruda, mas você consegue tirá-lo com facilidade) e cobrir com o pó.


Agora vem cá me contar se você já conhecia essa técnica  e esses materiais. Já conhecia ou já fez flocagem? Teve alguma dificuldade? Bom, querendo conversar, já sabem, adorooooo, rs!!!

Beijocas felizes. Adliz!

2 comentários:

  1. Adorei! Não conhecia a técnica e não conhecia esses materiais! Thanks!

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando suas dicas, e quero colocar em prática está da flocagem, ass que achar o material vou fazer

    ResponderExcluir

UEBAAAAA, comentário novo, ADORO!!!! Obrigada e beijinhos!