segunda-feira, 30 de junho de 2008

Sobrevoando o trigal de Vincent

Esta quinzena quem propôs o desafio no site ATC Challenges, foi minha querida amiga virtual Lu Pimentel, amei o tema, que tem tudo haver comigo rs!!!

Tema: OBRA DE ARTE
E lógico escolhi uma de Vincent Van Gogh - eu amo o seu traço, entendo suas pertubações, o acho genial, rs!!!

Eu quando olhava esta obra de Vincent - "Campo de Trigo com Corvos" - minha vontade era de também sobrevoar este maravilhoso e inspirador cenário, de sentir tudo que ele sentia ali... E foi pensando nisso que produzi este ATC... Que dei o nome de "Sobrevoando o trigal de Vincent", rs!!!

Usei: Impressão, palha, grampo e caneta

Um pouco sobre o artista: Eu gostaria de resumir mais, porém em se tratando de Vincent, é impossível!!!


VINCENT VAN GOGH
Começou a atuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte anos, foi morar em Londres e depois em Paris, graças ao reconhecimento que teve. Porém, o interesse pelos assuntos religiosos acabou desviando sua atenção e resolveu estudar Teologia, na cidade de Amsterdã. Mesmo sem terminar o curso, passou a atuar como pastor na Bélgica, por apenas seis meses. Impressionado com a vida e o trabalho dos pobres mineiros da cidade, elaborou vários desenhos à lápis.

Resolveu retornar para a cidade de Haia, em 1880, e passou a dedicar um tempo maior à pintura. Após receber uma significativa influência da Escola de Haia, começou a elaborar uma série de trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes. Neste período, suas telas retratavam a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural da Holanda.

O ano de 1886, foi de extrema importância em sua carreira. Foi morar em Paris, com seu irmão. Conheceu, na nova cidade, importantes pintores da época como, por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressionismo. Recebeu uma grande influência destes mestres do impressionismo, como podemos perceber em várias de suas telas.

Dois anos após ter chegado à França, parte para a cidade de Arles, ao sul do país. Uma região rica em paisagens rurais, com um cenário bucólico. Foi neste contexto que pintou várias obras com girassóis. Em Arles, fez único quadro que conseguiu vender durante toda sua vida : A Vinha Encarnada.

Convidou Gauguin para morar com ele no sul da França. Este foi o único que aceitou sua idéia de fundar um centro artístico naquela região. No início, a relação entre os dois era tranqüila, porém com o tempo, os desentendimentos foram aumentando e, quando Gauguin retornou para Paris, Vincent entrou em depressão. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha.

Seu estado psicológico chegou a refletir em suas obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas.

No mês de maio, deixou a clínica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de seus trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois.
Fonte

Um pouco sobre a obra:
Obra concluída em julho de 1890.
Muitos acreditam que esta foi a última obra de Van Gogh, ou até mesmo que ele se matou durante a sua pintura. Entretanto, não há nenhuma evidência que comprove esta idéia, além do mais, a cronologia do Dr. Jan Hulsker apresenta sete trabalhos após este.

Fonte

Beijocas felizes e artísticas, Adliz!!!

6 comentários:

  1. muito legal seu card, eu adoro Van Gogh!!!

    ResponderExcluir
  2. hello :) está girissimo, especialmente porque inventaste por cima da obra de arte

    ResponderExcluir
  3. eu adoro Van Gogh! Adoro o seu jeito de olhar o q está ao seu redor!
    amei demais vc sobrevoar o campo de trigo! vc é demais!!!!!!!!!!
    bjs,
    Si

    ResponderExcluir
  4. que maravilhoso , Adliz !!!!
    de se admirar por horas !
    bjs pra vc
    Lilian

    ResponderExcluir
  5. adorei!!!! e nem acredito q vc pulou de páraquedas!!! bj

    ResponderExcluir
  6. Adliz, adorei teu blog, muito lindoooooooo! bjssssss Adri

    ResponderExcluir

UEBAAAAA, comentário novo, ADORO!!!! Obrigada e beijinhos!