terça-feira, 30 de outubro de 2007

Tupi ou não Tupi....

Tupiiii sim!!!!! 
Amanhã dia 31 de Outubro, nos Estados Unidos se faz a festa do Hallowen... 
E para nós? Isso faz algum sentido? 
Nossa cultura é uma das mais ricas do mundo e no entanto valorizamos a cultura alheia... 
Porque não comemoramos o dia do Folclore, com suas personagens lúdicas e brasileiras... o Saci, a Mula sem Cabeça, o Curupira, a Iara, o Boto Cor de Rosa, o Negrinho do Pastoreio, o Boitatá, etc? 
No país inteiro durante todo o ano acontecem festas folclóricas, mas nós que vivemos na maior cidade do país, sequer tomamos conhecimento... ninguém divulga a festa de Paritins ou a Folia de Reis...

Porque não o dia 22/08 (dia do Folclore) , em vez do dia 31/10? 
Será que precisamos “adotar” uma cultura de massa estrangeira?... 
Será que já não chega a invenção de um Papai Noel, vestido de vermelho, com roupas de inverno, criado por uma empresa de refrigerantes para VENDER mais refrigerantes e piorando a situação, incutindo nas crianças essa ideia: "O que o Papai Noel vai te dar neste Natal?", "O que vc pedirá neste natal para o Papai Noel?" 

Nós aqui no Brasil temos a tradição de “cultuar” o santo São Nicolau que "TALVEZ" tenha dado origem a essa história de papai Noel? 

Bom: mas isso, é uma outra questão, voltemos a nossa! rs... 

O folclore surgiu como data comemorativa em 1965 (decreto federal 56747 de 17/08) o que possibilitou o conhecimento às várias lendas, danças, cultos, músicas, que ficavam isoladas em suas regiões. Surgiu de nossa miscigenação maravilhosa!!!! E sinceramente acho que deveríamos valorizar... 

Eu estava na estação da Luz (em SP) e vi no meio da multidão uns desenhos colados nas paredes... Desenhos que me chamaram a atenção... não resisti e fotografei... infelizmente não sei o nome do artista... Mas o fato desses desenhos estarem bem ali e bem nessa data, me deu esperanças!!! rs! 

Ainda dá tempo de voltar ao TUPI, rsrsrsrs!!!!


O que vocês acham sobre o assunto?

Só para curiosidade:
tdfdfgddg Origem da palavra "folclore"?
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. 
O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura europeia que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado "Folk-lore". 
No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

jhfgdbdhsh Origem da palavra "halloween"?
Halloween significa "All hallow's eve", palavra que provém do inglês antigo, e que significa "véspera de todos os santos", já que se refere da noite de 31 de Outubro, véspera da Festa de Todos os Santos.

fddscsf

Beijos a todos, Adliz!

7 comentários:

  1. Adliz, amiga,
    Concordo com tudo o que vc disse...a partir de hj, não faço mais "scrapbooking" faço "arte em papel"...bjbjbj

    ResponderExcluir
  2. uaaaauuuuu que aula..

    gostei!!! e concordo!!!
    vou no crop sim!!! ebaaaa

    Bj,
    Dri

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua colocação... é muito importante valorizar a cultura brasileira, já que assim estamos valorizando a nós mesmos... Um país com uma cultura tão rica não pode viver hipervalorizando tudo que vem de fora... pode ser que eles façam isso também (alguém já viu um gringo resistir ao carnaval???)

    bjks

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Obrigada pela visitinha no meu blog! Deco tape´são aqueles "durex" enfeitados...Mas como tudo em scrap é ingles...ja viu ne? virou decotapes!!!
    Eu tambem nao gosto do Halloween, acho o uó!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto, Doida, e concordo...todo ano deixo a Sofia na escolinha no dia 31 e já aviso pras tias: "nada de fantasia na Sofia hein..." O ano passado também falei um monte pq nossas datas comemorativas passavam em branco e o halloween insistiam em comemorar. Esse ano vc tem q ver o enfoque que deram para o dia do folclore, o 7 de setembro, dia do indio e outros tbm...

    ResponderExcluir
  6. é isso aí !!!!
    converso muito também com as pessoas sobre isso !
    E tem várias situações deste mesmo tema:
    Outro dia soube de uma festa junina que era pras crianças irem vestidas "cauntri" e só iria tocar música americana ou brasileira deste tipo... é mole? A minha amiga avisou que a filha não iria de modo algum...
    Em pleno Rio de Janeiro , queimar uma festa tão bacana como uma festa junina típica...
    Quer fazer festa cauntri, que faça em outra ocasião...

    é muito bom que se converse sobre isso. valeu !
    bjs
    Lilian

    ResponderExcluir

UEBAAAAA, comentário novo, ADORO!!!! Obrigada e beijinhos!