segunda-feira, 31 de outubro de 2016

31/10 - No Brasil é dia do Saci!

Eu particularmente detesto essa babação de ovo pelo dia das bruxas, a festa é gringa e sinceramente acho bobo nós, brasileiros, importarmos essa cultura vazia, sendo que somos tão ricos, neste sentido...
O festival em si (que originou o Halloween), é de origem celta e bem interessante, mas aqui ficou famoso por conta dos americanos, então em contraponto a essa importação sem sentido, em 2003 foi instituído em projeto lei federal que o dia 31/10 se comemora o Dia do Saci. 
Cidades, como a de São Luiz do Paraitinga/SP, possui a Festa do Saci, que dura 02 semanas e é genuinamente brasileira e muito, muito divertida, rs!

Bom, então para celebrar a cultura do Brasil, vim mostrar dois ATCs que fiz em homenagem a dois personagens do nosso folclore, personagens estes, que são da nossa mitologia indígena! 



ATC: SACI
Tema: Dia do Saci - Folclore Brasileiro
Usei: papel craft, tintas, carimbo, emboss, foto, impressão e recortes. - Imagem do Saci: Sop Grafix.


Lenda: 
Saci Pererê
Conforme a região do Brasil, pode ser retratado como um ser maligno, benfazejo ou simplesmente brincalhão.
É um moleque negro que possui uma perna só, está sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
A lenda também diz que o Saci se manifesta como um redemoinho de vento e folhas secas, e pode ser capturado se lançarmos uma peneira ou um rosário sobre o redemoinho.
Se alguém tomar-lhe a carapuça, tem um desejo atendido. Se alguém for perseguido por ele, deve jogar cordões enozados em seu caminho, pois ele vai parar para desatar os nós, permitindo que a pessoa fuja.
Os tupinambás tinham uma história afim, uma ave chamada matimpererê, que com o tempo, passou a se chamar Saci Pererê, deixando de ser ave para se tornar um caboclinho negro e perneta, que aparecia aos viajantes perdidos nas matas.
Acredita-se que o Saci nasceu dos brotos de bambu, permanecendo ali até os sete anos e, após esse período, vive mais setenta e sete praticando suas travessuras entre os humanos e os animais. Por fim, ao morrer, o Saci torna-se um cogumelo venenoso.
Originária nas tribos indígenas do sul do Brasil, a lenda do Saci Pererê existe desde fins dos tempos coloniais.
Tupi: matintape're.

E o segundo personagem é, sem dúvidas o que mais gosto!

ATC: CURUPIRA
Tema: Dia do Saci - Folclore Brasileiro
Usei: papel craft, tintas, carimbo, emboss, foto, impressão e recortes. - Imagem do Saci: Sop Grafix.


Lenda:
Curupira
Da mitologia tupi-guarani, é um protetor das matas e dos animais silvestres.
Representado muitas vezes por um anão de cabelos vermelhos e compridos, e com os pés virados para trás, que fazem se perder aqueles que o perseguem pelos rastros. Monta num porco do mato e castiga todos que desrespeitam e danificam seu habitat, as florestas. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Os índios, para agradá-lo, deixavam oferendas nas clareiras, como penas, esteiras e cobertores. Também se dizia que uma pessoa deveria levar um rolo de fumo se fosse entrar na mata, para lhe oferecer caso o encontrasse, pois é apreciador de fumo e muita cachaça. Sua presença é relatada desde a época da colonização, sendo inclusive citado pelo jesuíta espanhol José de Anchieta no século XVI.
Tupi: kuru'pir

Fonte: 
www.todamateria.com.br (só digitar o nome do personagem)

Adoreiiiiiii, fazia tempo que não produzia ATC, minha vontade é de elaborar outros tantos!!! ❤❤❤

A personagem Mula sem Cabeça, estava também em meus planos, mas por conta da misoginia e machismo enraizado na lenda, me recusei!!!

Acho, sinceramente, que poderíamos conhecer melhor nossa cultura artística, e repensar essa nossa cultura de alienação, repetição e simulacros!

Um beijo a todos, Adliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UEBAAAAA, comentário novo, ADORO!!!! Obrigada e beijinhos!